Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 270
Nota: 4/5

"Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano eles passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence — neta primogênita e principal herdeira —, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais.
Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
'Mentirosos' é um suspense moderno e sofisticado, impossível de largar até que todos seus mistérios sejam desvendados. Ao mesmo tempo, a prosa lírica e o estilo seco e denso o fará mergulhar de cabeça no mundo dos Sinclair e nas crescentes angústias de Cadence — para então vir à tona completamente impactado."

Mentirosos é um livro cheio de metáforas e com um quê poético. A forma de escrita não é totalmente padrão, como a qual estamos acostumados: períodos e parágrafos completos.
É como
como se...
Fossem versos.
Mas calma, não é tudo assim! Isso foi um recurso utilizado pela autora para demonstrar melhor a mente de Cadence, personagem que narra a história, e devemos concordar que de objetiva nossa mente não tem nada, né? 
Bom, estava todo mundo falando sobre esse livro e do quanto ele era surpreendente, então eu quis ler para tirar minhas conclusões também. E, como muita gente também disse, no início ele é meio parado, não atrai muito... Mas até que eu estava gostando, o problema era que quando eu parava de ler, demorava muito tempo para pegá-lo de volta e continuar a leitura. Até que tomei vergonha cara e resolvi terminá-lo hoje, porque alguns de vocês me "obrigaram" no Instagram. 
Enfim, o final é mesmo surpreendente, tipo, algo que você nunca imaginaria na vida. Mas eu achei meio louco demais e também um pouco triste, preferia que a autora fizesse outro final, também surpreendente, mas não desse jeito. É que eu sou uma pessoa muito apegada, e quem já leu (ou for ler) vai me entender. Não dá para ficar falando muito, porque vira spoiler. O livro tem várias metáforas e passagens que fazem você parar para pensar. Separei duas que eu mais gostei:

"Se você quiser viver em um lugar onde as pessoas não tenham medo de rato, deve abrir mão de viver em palácios."

"Seja um pouco mais gentil do que precisa ser"


2 Comentários

  1. Quando terminei de ler esse livro... achei que estava louca! Toda hora ficava lembrando de vários trechos do livro e tentando ligar os fatos. Pirei total na maionese. hahaha Adoreeeei! Acho que todos nós necessitamos de muuuitos livros assim! haha Ficou com gostinho de quero muuuito mais. hahah A autora arrasou!

    Beijos,
    Luana
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também achei o livro meio parado, quando peguei ele pra ler pensei que seria um daqueles suspenses empolgantes mas pra mim foi mais um drama familiar. Porém, teve aquele final, que ainda não sei se amei ou odiei... kkk
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/
    Página Facebook

    ResponderExcluir